domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
   Tema: Números Racionais.
   Conteúdo: Números Racionais e Potenciação de Números Racionais.
   Duração: 08 aulas.
   Público Alvo: Alunos de 6º Ano.

   Introdução: O objetivo desse plano é propor um novo olhar para o ensino de números racionais "operação com fração" para um melhor desenvolvimento no aprendizado dos alunos a partir do foco em narrativas e escrita na matemática com ênfase na tecnologia. É uma atividade do módulo III, do curso Melhor Gestão Melhor Ensino, oferecido pela SEE do Estado de São Paulo.

   Objetivo Geral: Desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de atividades, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo.
   Objetivos Específicos: História da potenciação.  Introduzir os conteúdos de potenciação de números racionais. Compreender a potenciação de um número racional. Calcular potência de base racional e expoentes naturais. Introduzir as propriedades de potenciação de números racionais.
   Justificativa: A aprendizagem matemática ocorre de modo significativo quando o aluno se depara com situações que exijam investigação, empenho e reflexão, levando o a construir e desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos. Os progressos em relação ao conhecimento desses conceitos verificam-se quando os alunos conseguem analisar criticamente e entender o sentido do que aprenderam, num processo em que podem expor e discutir idéias com outras pessoas, organizar conhecimentos e fazer registros.
   Recursos: Lousa, caderno da Secretaria da Educação, vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=DmDixUbxzzs), folha de exercícios, livro didático, texto, sala de informática.
   Procedimento Metodológico: A aula se iniciará com o vídeo Matemática - Potenciação, depois uma explanação de potências de números racionais (base, expoente) onde será feito a leitura de um texto com atividades para explorar as competências de leitura e escrita, um material contendo esse conteúdo será entregue aos alunos. Logo após iremos abordar o conceito de expoente par e expoente ímpar. Depois serão introduzidas algumas propriedades de números racionais e resolvido junto ao aluno exemplos de exercícios. Por fim será fornecida aos alunos uma lista de atividades cuja resolução será feita em sala de aula para  que possa ser tirado dúvidas que surgirão ao decorrer do processo ensino aprendizado e a utilização do blog para exercícios e dúvidas possíveis
    Avaliação: Feita através do entendimento do vídeo, das atividades individuais na qual sua participação e realização são fundamentais, e durante todo o processo de aprendizagem, pois ela é a mediação na comunicação entre formas de ensinar e de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário